Beleza

Publicado em agosto 25th, 2016 | por Robson Novaes

1

História da barba: o estilo através dos tempos

Barba e bigode fazem parte do look masculino desde os primórdios da nossa existência, o estilo está presente nos rostos dos homens, e não vai embora tão cedo. Essa galeria mostra a evolução – e as principais mudanças – dos barbados nos últimos 100 anos. Confira os modelos de barba de cada época:

 

A década 1920, só no bigodinho

A moda é feita de movimento e contra-movimento, com uma geração sempre contestando a outra. Nos anos 20 os abastados bigodes da virada do século foram substituídos por um discreto bigodinho.

bigodeanos20

 

Barba na década de 1930? O rosto mais discreto continua em alta

Como uma continuação do estilo anterior, o visual masculino nessa década contava com um ar mais blasé, pegando carona no sucesso dos filmes Hollywoodianos. Clark Gable – o astro de “E o Vento Levou…” encabeçava a lista de celebridades mais copiadas no período. Johnny Depp usou o mesmo bigode no filme Ed Wood (apesar do filme se passar nos anos 50).

barbaanos30

 

Década 1940. Barba mais rala

Quase sumido na época da Segunda Guerra Mundial (já que a referência principal era a militar, de cara limpa), o bigodinho ainda encontrava adeptos no início da década, mas caiu em desuso, também por conta da impopularidade de Adolf Hitler, o líder nazista cujo bigode se marca registrada.

barba_anos40

 

Década 1950. Apenas a costeleta faz parte 

Nos anos 1950 o rosto masculino permanece quase totalmente liso, com exceção das longas costeletas, que caíram no gosto das pessoas graças à grande influência do Rei do Rock, Elvis Presley.

barbaanos50

 Flores na barba? Será que a moda pega?

Década 1960. Barba e cabelo, tudo junto 

A explosão da contracultura – que aconteceu mais para o fim da década inspirada por artistas como os Beatles e outras bandas e artistas de ideal mais libertário – trouxe cabelos longos e barbas cheias para o dia a dia do homem moderno.

barbaanos60

 

Década 1970. Cabelos mais ousados e rosto liso

Com o auge da cultura Hippie nos primeiros anos e a inspiração no movimento Pop Art do pré-80, a época de afinou a silhueta dos rapazes, apostou nos coloridos, nos cortes de cabelos mais ousados e no retorno – ainda tímido – dos bigodes. Mick Jagger e David Bowie alçaram ao patamar de mitos do estilo.

barbaanos70

 

Década 1980. The bigode is back

Exagero e ostentação foram marcas registradas do período, que trouxe os já estabelecidos punks ao cenário mainstream – que, mais tarde, inspirou o nascimento do rock alternativo. Freddie Mercury e o grupo Village People são os maiores ícones com o visual bigodudo da época.

barbaanos80

 

Década 1990: Cavanhaque, melhor amigo do homem

O rock alternativo foi absorvido pela juventude e deu vazão aos cabelos desgrenhados, camisas xadrez e barbas por fazer. O grunge encontrou a televisão e, logo, o estilo inspirava o visual da maioria dos jovens. Kurt Cobain, do Nirvana, tornou-se o arquétipo do rebelde anos 90. E olha o Johnny Depp de novo! Dessa vez com um cavanhaque que era a cara dos anos 90.

barbaanos90

Anos 2000, restinho de anos 90, ao rosto liso

A primeira geração nascida e criada em meio à Internet repercutiu a absorção de referências da cultura pop sem precedentes na história. Como os ídolos teen viveram seu auge nessa época, as barbas ficaram um pouco sumidas dos rostos dos mais jovens. Entre os ídolos, destacaram-se as boy bands. Na foto abaixo do grupo N’SYNC, da até pra brincar com essa transição, cavanhaque completo, cavanhaque sem bigode, só um fiozinho de barba e cara limpa.

barbaanos2000

Site mostra como raspar a barba com um machado

E nos anos 2010, barbona sempre

A palavra lumbersexual entra para o dicionário de estilo dos homens, e barbas cada vez mais compridas e cheias ocupam a vida das pessoas. A capacidade de “misturar” tendências, misturando o retrô com novidades do momento, cai como uma luva entre os diferentes estilos de vida moderna.

barbaanos2010

 

*Com colaboração de Grecin, marca líder mundial em coloração masculina instantânea.

Imagens: Reprodução/Instagram /Pinterest

Tags: , , ,


Sobre o autor

Faz sua cerveja em casa e entre erros e acertos sempre tem uma gelada para tomar assistindo um filme, conversando com os amigos ou apenas ouvindo um bom som.



One Response to História da barba: o estilo através dos tempos

  1. Pingback: The Beard Bro Shaping Tool, o pente que te ajuda a barbear!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑